Antigos membros notáveis
Profª Drª.Vânia Marli Schubert Backes
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e estagio Pós- Doutoral na Universitat de Barcelona – Espanha – Facultat de Pedagogia-Departamento de Didáctica y Organización Educativa sob orientação do Dr. Jose Luis Medina Moya(2010). Participa como membro parceiro do projeto de pesquisa multicêntrico sobre formação de professores junto ao FODIP- Grupo de Investigação em Formação Docente e Inovação Pedagógica. Atualmente é Professor Titular Aposentada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq. Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/UEM (2020.2 a 2021.2). Foi Professora Visitante no PPGENF da Univerdade Federal da Bahia/UFBA (2018.1 a 2020.1). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC – Gestao 2013-2017. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC – Gestão 2007-2008 e gestão-2010-2012. Coordenadora do Projeto de ensino e de extensão Qualificação do Profissionais da Saúde para a Rede Integrada do SUS (QUALISUS) pela UFSC, desenvolvendo o Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem nas redes de atenção a saúde em urgência e emergência, saúde materna, neonatal e do lactente, doenças crônicas não transmissíveis e atenção psicossocial, qualificando 1000 enfermeiros da rede pública de atenção à saúde em parceria com o DEGES/MS e EERP/USP/SP-2011-2018.Coordenadora da construção das Diretrizes para Especialização de Nível Médio em Enfermagem nas Linhas de Cuidado e Diretrizes para Capacitação de ACS em Linhas de Cuidado, junto ao MS. Coordenadora Curso de Capacitação para Construção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio de Enfermagem em Linhas de Cuidado, parceria com FIOCRUZ/MS (2017-2018). Coordenadora dos Cursos Interinstitucionais-MINTER, DINTER e PQI de 2003-2012. Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina – Gestão 2005-2007. Investigação voltada para a linha de pesquisa de Educação em Enfermagem e Saúde em especial formação docente e formação profissional.
Profª Drª. Marta Lenise do Prado
Professora Visitante na Universidade do Estado do Pará – UEPA – Bolsista FAPESPA (2021). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – modalidade acadêmico associado/UFAM-UEPA. Professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Visitante na Escola de Enfermagem de Manaus/UFAM (2019-2021). Docente voluntária do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da UFSC (2015-2020). Bolsista CNPq 2005-2010 (PQ 2); 2011-2012 (PQ 1D) e 2014-2019 (Pq 1B).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (1982), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997).. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, cuidado de enfermagem, educação superior e educação profissional. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, Chefe do Departamentp de Enfermagem e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Foi presidente do Conselho Editorial da Revista Texto&Contexto Enfermagem; coordenadora de Intercâmbios Internacionais do PEN/UFSC. Foi Diretora de Desenvolvimento Institucional da ALADEFE – Asociación Latino-americana de Escuelas y Facultades de Enfermería – Gestão 2007-2011. Em 2009 realizou estágio de Pós-doutorado junto a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona-Espanha, sob supervisao do Prof. Dr Jose Luiz Medina Moya. Integrante Laboratório de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação no Contexto Amazônico – EEDUCAM/UFAM, do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN/UFSC e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade, Educação e Saúde – GIS/PPGO/UFSC.
Profª Drª. Kenya Schmidt Reibnitz
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975), mestrado em Enfermagem (1987) e doutorado em Enfermagem pela mesma universidade (2004). É professora Titular do Departamento Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (aposentada). Exerceu a função de Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSC (2004-2008). Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFSC (2009-2012). Coordenou o Projeto Pró-Saúde II – UFSC (2008-2012). Membro do Grupo Gestor do Projeto UNASUS/UFSC(2011 -2015). Membro do Grupo Coordenador do Projeto Qualisus – Linhas do Cuidado em EnfermagemParticipante do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Enfermagem – EDEN . Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde, com ênfase em Planejamento e Avaliação Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação no trabalho, educação em enfermagem, educação permanente, metodologias ativas, diretrizes curriculares ,projeto político pedagógico e avaliação Curricular.
Possui graduação em Psicologia pela UNISUL (2023). Possui graduação em Enfermagem pela UFSC (2002). Especialização em Atenção Psicossocial pela UDESC (2003). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em enfermagem UFSC com ênfase em saúde mental. Formação em Psicanálise pela Maiêutica Fpolis (2017). Trabalhou em dois CAPS do tipo II. Assessor Parlamentar na ALESC (2011). Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem na UERJ (2012.1). Professor do Departamento de Enfermagem da UFSC (2012.2 a 2023.1). Professor Associado II do Departamento de Psicologia da UFSC. Militante do movimento antimanicomial e reforma psiquiátrica. Ex Membro da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CISM/CNS). Membro pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP). Principais temas: crise e urgência subjetiva; comportamento suicida; reforma psiquiátrica e movimento antimanicomial; saúde mental e psicanálise.