Disciplinas Oferecidas
Disciplinas oferecidas no ano letivo de 2016, no Programa de Pós Graduação em Enfermagem- UFSC
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | EMENTAS |
Formação e desenvolvimento profissional | Aspectos teóricos e filosóficos da formação profissional em enfermagem e saúde nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Formação permanente dos profissionais de saúde e enfermagem. Políticas públicas em educação e trabalho. Processo de educação no trabalho. |
Formação e desenvolvimento docente | Aspectos teóricos e filosóficos da formação docente em enfermagem e saúde. Formação crítica-reflexiva do docente. Concepções, pressupostos e tendências de ensino-aprendizagem. Análise das políticas de educação. Avaliação no ensino. Integração ensino-serviço. |
Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem | Cenário das práticas profissionais em Saúde e Enfermagem – dimensões históricas, sociológicas e políticas. A formação em saúde e enfermagem. Políticas públicas de educação e da saúde. Ética e bioética. |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | EMENTAS |
Tópico Especial – Educação em Enfermagem e o Pensamento de Paulo Freire | O pensamento pedagógico de Paulo Freire. Pedagogia do oprimido. Educação Libertadora. Autonomia e liberdade. Consciência de si e do mundo. Curiosidade ingênua e curiosidade epistemológica. Diálogo e democracia. Práxis pedagógica – relação |
Tópico Especial – Simulação clínica no ensino de enfermagem | O uso da simulação clínica no ensino em saúde. A simulação clínica e a aprendizagem experiencial. Referencial pedagógico da Simulação: papel do aluno e do professor; Abordagens e estratégias metodológicas: o checklist, as guias clínicas, a construção dos cenários. |
Tópico Especial- Formacion critico-reflexiva de los profisionales de la salud y enfermeria | La formacion inicial y permanente en Enfermería. El proceso de formación y desarrollo profesional en Enfermería.La pratica crítico-reflexiva de enseñanza. |
Tópico Especial – Conhecimento Pedagógico de Conteúdo – contribuições de Lee Shulman | Base de conhecimentos para o ensino; Fontes do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Modelo de Raciocínio e Ação Pedagógicos. |
Estudo Independente: Pesquisa em Educação em Enfermagem: possibilidades metodológicas | |
Tópico Especial- Formação e desenvolvimento docente na saúde e na enfermagem. |