Artigos
LISTAGEM DE ARTIGOS 2010-2015
ARTIGOS- 2015
SCHUTEL, TAMARA ALEXANDRA ARIAS ; rodrigues, jeferson ; PERES, GIRLANE MAYARA . A concepção de demanda em saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde (Porto Alegre), v. 8, p. 85-93, 2015. |
BERNARDI, M. ; MASSAROLI, A. ; RIBEIRO, K. R. B. ; GOMES, D. C. ; KEMPFER, S. S. ; PRADO, M. L. do . Um diálogo sobre avaliação da aprendizagem: relato de experiência. Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería, v. 5, p. 40-46, 2015. |
BERNARDI, MARIELY CARMELINA ; Prado, Marta Lenise do ; Kempfer, Silvana Silveira ; RIBEIRO, KÁTIA REGINA BARROS ; OLIVEIRA, SAIONARA NUNES DE . PORTFÓLIO NA AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Cogitare Enfermagem, v. 20, p. 153-160, 2015. |
BITENCOURT, J. V. O. V. ; TOLDO, M. P. ; SCHUCK, D. ; SCHMATZ, L. ; SILVA, T. G. ; SOUZA, S. S. ; CELICH, K. S. ; MARTINI, J. G. . O Processo de Ensino Aprendizagem Adotado Em Uma Universidade Federal: Visão dos Estudantes de Enfermagem. Revista de Teorias e Práticas Educacionais – RTPE, v. 7, p. 5-13, 2015. |
Bruna Pedroso Canever ; Prado, Marta Lenise do ; Diana Coelho Gomes ; Silvana Silveira Kempfer . CONHECIMENTO DE SI DO DOCENTE DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REFLEXÃO EM FREIRE. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, p. 379-386, 2015. |
DE OLIVEIRA, SAIONARA NUNES ; PRADO, MARTA LENISE DO ; KEMPFER, SILVANA SILVEIRA ; MARTINI, JUSSARA GUE ; CARAVACA-MORERA, JAIME ALONSO ; BERNARDI, MARIELY CARMELINA . Experiential learning in nursing consultation education via clinical simulation with actors: Action research. Nurse Education Today, v. 35, p. e50-e54, 2015. |
GOMES, D.C. ; PRADO, M. L. do ; CANEVER, B. P. ; JESUS, B. H. ; SPILERE, L.B. ; REIBNITZ, K. S. . Itinerário de formação dos egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem: ampliando os horizontes. Revista Enfermagem UERJ, v. 23, p. 680-685, 2015. |
KLOCH, D. ; CORREA, A. B. ; Lima, M.M ; REIBNITZ, K.S . Mudanças na formação do enfermeiro sob o eixo da integralidade do cuidado: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 9, p. 473-485, 2015. |
LIMA, MARGARETE MARIA DE ; VENDRUSCOLO, CARINE ; PRADO, M. L. do ; REIBNITZ, K. S. . Estágio de docência na construção de sabres para ensinar: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 9, p. 220-227, 2015. |
MENEGAZ, J.C ; KLOCH, D. ; MARTINI, Jussara Gue ; BACKES, V. M. S. ; REIBNITZ, K. S. ; ZAMPROGNA, K. . Formação de nível médio em Enfermagem: perspectivas na visão de estudantes de pós-graduação. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, p. 395, 2015. |
MENEGAZ, J.C ; BACKES, V. M. S. . Formação para o Sistema Único de Saúde: o que fazem os professores na percepção dos estudantes. Investigacion y Educacion en Enfermeria, v. 33, p. 500-508, 2015. |
MENEGAZ, J.C ; BACKES, V. M. S. ; MOYA, J. L. M. ; PRADO, M. L. ; CANEVER, B. . Práticas pedagógicas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos estudantes. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 24, p. 629-636, 2015. |
MENEGAZ, JOUHANNA DO CARMO ; BACKES, VÂNIA MARLI SHUBERT ; MEDINA, JOSÉ LUIZ ; Prado, Marta Lenise ; Canever, Bruna Pedroso . PEDAGOGICAL PRACTICES OF GOOD NURSING, MEDICINE AND DENTISTRY PROFESSORS FROM THE STUDENTS’ PERCEPTION. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 24, p. 629-636, 2015. |
OLIVEIRA, S. N. de ; PIAZZA, M. ; RAMOS, B. J. ; PRADO, M. L. do ; REIBNITZ, K. S. ; SOUZA, A. C. . UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO ? UPA 24h: PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 24, p. 238-244, 2015. |
OLIVEIRA, S. N. de ; Prado ML do ; BERNARDI, M. ; LAZZARI, D. D. ; LINO, M. M. ; VICENZI, M. C. . Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, p. 589-596, 2015. |
OLIVEIRA, S. N. de ; PRADO, M. L. do ; KEMPFER, S. S. ; WATERKEMPER, R. ; CARAVACA-MORERA, J. A. ; BERNARDI, M. C. . A PEDAGOGIA POR TRÁS DA EXPERIÊNCIA CLÍNICA SIMULADA: UMA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM. Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería, v. 5, p. 56-63, 2015. |
OLIVEIRA, SAIONARA NUNES DE ; RAMOS, BIANCA JACQUELINE ; PIAZZA, MARINA ; PRADO, Marta Lenise Do ; Reibnitz, Kenya Schmidt ; SOUZA, ADALBI CILONEI . Emergency Care Units (UPA) 24h: the nurses’ perception. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 24, p. 238-244, 2015. |
PIAZZA, M. ; OLIVEIRA, S. N. de ; RAMOS, B. J. ; PRADO, M. L. do ; MASSAROLI, A. ; ZAMPROGNA, K. M. . Educação permanente em unidades de pronto atendimento 24 horas: necessidade e contribuição à enfermagem. Journal of Nursing and Health, v. 5, p. 47-54, 2015. |
PRADO, M. L. do; GOMES, D.C. ; LOPEZ-HURTADO, F. ; RODRIGUEZ-BORREGO, M. . Producción científica en Educación en Enfermería en Brasil y España: Un estudio comparativo. Index de Enfermería Digital, v. 24, p. 93-97, 2015. |
WINTERS, J ; PRADO, M. L. do . Processo de formação crítico-criativo: percepção dos formandos de enfermagem. Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería, v. 5, p. 17-24, 2015. |
ARTIGOS 2014
KLOCH, D. ; REIBNITZ, K.S ; Lima, M.M ; WOSNY, A. M. ; BOEHS, A. E. . The principle of integrality of care in the political-pedagogical projects of nursing programs. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 00, p. 00-00, 2014. |
ALMEIDA, ALEXSANDRO BARRETO ; NASCIMENTO, ELIANE REGINA PEREIRA DO ; rodrigues, jeferson ; SCHWEITZER, GABRIELA . Intervenção nas situações de crise psíquica: dificuldades e sugestões de uma equipe de atenção pré-hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 67, p. 708-714, 2014. |
AMESTOY, S. C. ; BACKES, V. M. S. ; THOFEHRN, M. B. ; MARTINI, Jussara Gue ; MEIRELLES, B. H. S. ; TRINDADE, L. L. . Dialogic leadership: strategies for application in the hospital environment. Investigación Y Educacion en Enfermaria, v. 32, p. 119-127, 2014. |
AMESTOY, S.C ; BACKES, V. M. S. ; THOFEHRN, Maira Buss ; MARTINI, Jussara Gue ; MEIRELLES, Betina H. S. ; TRINDADE, L.L. . Desafios vivenciados no exercício da liderança por enfermeiros: perspectivas como técnicos de enfremagem. Ciência, Cuidado & Saúde, v. 13, p. 495-502, 2014. |
AMESTOY, S.C ; BACKES, V. M. S. ; TRINDADE, L.L. ; AVILA, V.C. ; OLIVEIRA, A. F.L. ; SILVA, C. N. . Compreensão dos enfermeiros sobre o exercício da liderança no ambiente hospitalar. Cogitare Enfermagem, v. 19, p. 475, 2014. |
AMESTOY, SIMONE COELHO ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MARTINI, Jussara Gue ; MEIRELLES, BETINA HÖRNER SCHLINDWEIN ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Conflict management: challenges experienced by nurse-leaders in the hospital environment. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online), v. 35, p. 79-85, 2014. |
ANDRADE, L. M. C. ; MARTINS, M. M. ; ANGELO, M. ; SANTOS, A. T. V. M. F. ; MARTINI, J. G. . Identificação dos efeitos dos filhos nas relações familiares. 1590/1982- 0194201400064, v. 27, p. 385-391, 2014. |
BACKES, V. M. S. ; MENEGAZ, JOUHANNA DO CARMO ; FRANCISCO, BRUNA DE SOUZA ; REIBNITZ, K.S ; COSTA, LAURIANA MEDEIROS . Training and work characteristics of mid-level nursing teachers. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste – Rev Rene, v. 15, p. 957-963, 2014. |
BORREGO, M. A. R. ; NITSCHKE, R. G. ; MARTINI, J. G. ; PRADO, M. L. do ; GUERRA-MARTIN, M. ; GONZALEZ-GALAN, C. . Theoretical assumptions of Maffesoli’s sensitivity and Problem-Based Learning in Nursing Education.. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 22, p. 504-510, 2014. |
CANEVER, B. P. ; GOMES, D. C. ; JESUS, B. H. ; SPILERE, L.B. ; PRADO, M. L. do ; BACKES, V. M. S. . Process of training and insertion in the labor market: a vision of nursing graduates. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online), v. 35, p. 87-93, 2014. |
CANEVER, B. P. ; PRADO, M. L. do ; BACKES, V.M ; Lino, Mônica Motta . CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 23, p. 21-28, 2014. |
CANEVER, Bruna P ; GOMES, DIANA COELHO ; JESUS, B. H. ; SPILLERE, L. ; PRADO, Marta Lenise Do ; BACKES, V. M. S. . Processo de formação e inserção no mercado de trabalho: uma visão dos egressos de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online), v. 35, p. 87-93, 2014. |
CANEVER, Bruna P ; PRADO, Marta Lenise Do ; Backes, Vânia Marli Schubert ; LINO, Mônica Motta . CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 23, p. 21-28, 2014. |
Canever, Bruna Pedroso ; SILVEIRA, L. R. ; LAZZARI, D. D. ; TAFNER, D. P. O. V. ; REIBNITZ, K.S ; PRADO, M. L. do . Percepção de pós-graduandos sobre as diretrizes curriculares nacionais. Arquivos Cêincias Saúde, v. 21, p. 63-67, 2014. |
DE OLIVEIRA, SAIONARA NUNES ; Prado, Marta Lenise do ; Kempfer, Silvana Silveira ; MARTINI, JUSSARA GUE ; CARAVACA-MORERA, JAIME ALONSO ; BERNARDI, MARIELY CARMELINA . Experiential learning in nursing consultation education via clinical simulation with actors: Action research. Nurse Education Today, v. 35, p. e50-e54, 2014. |
GARCÍA, EUGENIA GIL ; MARTINI, Jussara Gue ; MERCADO-MARTÍNEZ, FRANCISCO JAVIER ; PEÑA, FRANCISCO GARRIDO . Participation in debate: a qualitative assessment of the andalusian plan for HIV/AIDS. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 23, p. 819-827, 2014. |
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RIBEIRO, KÁTIA REGINA BARROS ; Prado, Marta Lenise do . The educational practice of preceptors in healthcare residencies: a study on reflective practice. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online), v. 35, p. 161-165, 2014. |
RODRIGUES, J.; BROGNOLI, F. F. . Acolhimento no serviço de Atenção Psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 6, p. 61, 2014. |
RODRIGUES, J.; SANTOS, S. M. A. ; ZEFERINO, M. T. ; TOSOLI, M. A. . Integrative review about the teaching of the nursing care in mental health. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online), v. 6, p. 433-449, 2014. |
RODRÍGUEZ-BORREGO, MARÍA-AURORA ; NITSCHKE, ROSANE GONÇALVES ; PRADO, MARTA LENISE DO ; MARTINI, Jussara Gue ; GUERRA-MARTÍN, MARÍA-DOLORES ; GONZÁLEZ-GALÁN, CARMEN . Theoretical assumptions of Maffesoli’s sensitivity and Problem-Based Learning in Nursing Education. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 22, p. 504-510, 2014. |
Saionara Nunes de Oliveira ; PRADO, M. L. ; KEMPFER, SILVANA SILVEIRA . Use of simulations in nursing education: an integrative review. REME. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, p. 487-495, 2014. |
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Tatiane Hammes ; Luciara Fabiane Sebold ; KEMPFER, SILVANA SILVEIRA ; Juliana Balbinot Reis Girond . Nursing Care in Postpartum Adaptation: Perceptions of Brazilian Mothers. Journal of Nursing Education and Practice (Online), v. 4, p. 125-133, 2014. |
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ARTIGOS 2013
Elizabeth Esperidião ; Nathália dos Santos Silva ; Camila Cardoso Caixeta ; rodrigues, jeferson . A enfermagem psiquiátrica, a ABEn e o Departamento científico de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: avanços e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 66, p. 171, 2013. |
AMESTOY, SIMONE COELHO ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; THOFEHRN, MAIRA BUSS ; MARTINI, Jussara Gue ; MEIRELLES, BETINA HÖRNER SCHLINDWEIN ; TRINDADE, LETÍCIA DE LIMA . Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 22, p. 468-475, 2013. |
BACKES, V. M. S. ; Backes, Vânia Marli Schubert ; PRADO, M. L. do ; LINO, Mônica Motta ; FERRAZ, Fabiane ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; GOMES, DIANA COELHO ; MARTINI, Jussara Gue . Teses e dissertações de enfermeiros sobre educação em enfermagem e saúde: um estudo bibliométrico. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 66, p. 251-256, 2013. |
Backes, Vânia Marli Schubert ; MOYA, JOSE LUIS MEDINA ; Prado, Marta Lenise do ; MENEGAZ, JOUHANNA DO CARMO ; CUNHA, ALEXANDRE PARETO DA ; FRANCISCO, BRUNA DE SOUZA . Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 22, p. 804-810, 2013. |
BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; MARTINI, JG ; MORAIS FILHO, L. A. ; MARINHO, C. S. R. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA ARTICULAR ENSINO E SERVIÇO. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste – Rev Rene, v. 14, p. 1050-1060, 2013. |
CANEVER, B. P. ; PRADO, M. L. do ; BACKES, V. M. S. ; SCHWEITZER, M. C. . Tendências pedagógicas na produção do conhecimento em educação em enfermagem do estado de São Paulo. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 66, p. 935-941, 2013. |
CAVALCANTE, E. F. O. ; MACEDO, M. L. A. F. ; OLIVEIRA, J. S. A. ; MARTINI, J. G. ; BACKES, V. M. S. . Prática de Educação permanente pela enfermagem nos serviços de saúde. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 7, p. 598-607, 2013. |
CORDEIRO, E. A. K. ; MARTINI, Jussara Gue . PERFIL DOS PACIENTES COM CÂNCER DE TIREÓIDE SUBMETIDOS À RADIOIODOTERAPIA. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, p. 1007-1014, 2013. |
FERRAZ, Fabiane ; Backes, Vânia Marli Schubert ; MERCADO-MARTINEZ, Francisco Javier ; FEUERWERKER, LAURA CAMARGO MACRUZ ; LINO, Mônica Motta . Gestão de recursos financeiros da educação permanente em saúde: desafio das comissões de integração ensino-serviço. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 18, p. 1683-1693, 2013. |
FILHO, L.A.M ; MARINHO, C.S.R ; Backes, Vânia Marli Schubert ; MARTINI, Jussara Gue . Educação permanente em saúde: uma estratégia para articular ensino e serviço. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 14, p. 1050, 2013. |
GABRIEL, CARMEN SILVIA ; RAMOS, DANIELE ; BOLDRINI, ANDREA ; KEMPFER, SILVANA SILVEIRA ; BERNARDES, ANDREA ; ROCHA, FERNANDA LUDMILA ROSSI . Usage of quality indicators in hospital nursing services in Brazil. Journal of Hospital Administration, v. 2, p. 91-99, 2013. |
GIL-GARCIA, E. ; PORCEL-GALVEZ, A. M. ; MARTINI, JG . Consumo de álcool e práticas sexuais de risco: o padrão dos estudantes de enfermagem de uma universidade espanhola. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 21, p. 07-11, 2013. |
Girondi, JBR ; NOTHAFT, S. C. S. ; Silvia Maria Azevedo dos Santos ; Fernanda de Oliveira ; Luciara Fabiane Sebold ; Silvana Silveira Kempfer . Estudo do Perfil de Morbimortalidade entre Idosos. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 3, p. 197-204, 2013. |
GUIMARÃES, GISELE PERIN ; MARTINI, Jussara Gue . Partner profile of pregnant women who have obstetric prenatal high risk in a university hospital south of Brazil. Open Journal of Obstetrics and Gynecology, v. 03, p. 35-40, 2013. |
JESUS, B. H. ; GOMES, D. C. ; SPILERE, L.B. ; PRADO, M. L. do ; CANEVER, B. P. . INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery revista de enfermagem, v. 17, p. 336-345, 2013. |
KUERTEN ROCHA, PATRÍCIA ; Prado, Marta Lenise do ; ALMEIDA CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE ; JATOBÁ DE SOUZA, ANA IZABEL ; ANDERS, JANE CRISTINA . El cuidado y la tecnología en las unidades de cuidados intensivos. Index de Enfermería, v. 22, p. 156-160, 2013. |
Lima, M.M ; KLOCH, D. ; REIBNITZ, K.S ; CANEVER, B. P. ; AMESTOY, S. C ; Prado, M.L . INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: possibilidades de aproximação com os pensamentos de Freire.. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 4, p. 3-8, 2013. |
Lima, M.M ; REIBNITZ, K.S ; KLOH, D. ; WOSNY, A. M. . Concepções de estudantes de enfermagem sobre a integralidade do cuidado à saúde. Ciência, Cuidado e Saúde (Online), v. 11, p. 259, 2013. |
LIMA, MARGARETE MARIA DE ; Reibnitz, Kenya Schmidt ; PRADO, Marta Lenise Do ; KLOH, DAIANA . Integralidade como princípio pedagógico na formação do enfermeiro. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso), v. 22, p. 106-113, 2013. |
Luciara Fabiane Sebold ; KEMPFER, SILVANA SILVEIRA ; PRADO, M. L. ; Carraro, TE ; Caroline Morales . Bath in Bed: care practice through the view of nursing academics. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 7, p. 6162-6168, 2013. |
Luciara Fabiane Sebold ; S.S. . Active methodologies as strategies in nursing teaching: Raising awareness towards healthy habits. Journal of Nursing Education and Practice, v. 3, p. 43-50, 2013. |
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MENEGAZ, J.C ; KLOCH, D. ; NETO, H.M ; MARTINI, Jussara Gue ; RAMOS, Flávia Regina Souza ; Backes, Vânia Marli Schubert . Reliving the debate concerning nursing education: from where we departed and to where we are going. Investigación Y Educacion en Enfermaria, v. 31, p. 395-405, 2013. |
MENEGAZ, J.C ; Backes, Vânia Marli Schubert ; CUNHA, A. P. ; FRANCISCO, B. S. . O bom professor na área da saúde: uma revisão integrativa da literatura. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 4, p. 01, 2013. |
OLIVEIRA, J.S.A ; CAVALCANTE, E.F.O. ; BACKES, V. M. S. ; MARTINI, Jussara Gue ; MACEDO, M.L.A.F. . Practice of permanent education by nursing care in health services. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 7, p. 598-607, 2013. |
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